Como identificar líderes nas organizações

Não há ciência no mundo que identifique os líderes da sua equipe. Há, no entanto, um padrão de comportamento que se pode reconhecer e que aumenta as chances de encontrar uma pessoa que possa motivar, inspirar e conduzir.
Não acredito em tamanho único, mas os seguintes três pilares gerais me ajudam a identificar a liderança:
1. COMPROMISSO
Pessoas com níveis excepcionais de compromisso se esforçam para ir mais além, superar os próprios limites e motivar os outros. Acho que é impossível ser um verdadeiro líder trabalhando das 9h às 17h. Pense nas pessoas que mais admira e por quê. Seja um gerente de projetos, um ator, um músico ou um atleta, são todos comprometidos com o que fazem e vão mais além.
2. MOTIVAÇÃO PESSOAL
Pessoas com um objetivo profissional claro não só fazem o próprio trabalho, como também inspiram e lideram o grupo a seguir o exemplo. A motivação delas não é limitada: elas têm objetivos pessoais e profissionais que as empurram para a frente, e levam a equipe com elas. Como Usain Bolt bateu o recorde olímpico de 100 metros em 2012? Foi a sua motivação.
3. CONFIANÇA
Se as pessoas veem você como uma pessoa honesta, confiável e com quem se pode contar, você as motivará a seguir. Se o que você faz e diz não vem de um lugar honesto, será difícil inspirar os outros e que reconheçam a sua liderança.
Pude confiar nestes pilares para ajudar a identificar os principais atores da minha equipe. Por exemplo, quando conheci uma das gerentes atualmente na minha equipe, ela trabalhava para um escritório que tinha rejeitado um componente técnico de um dos meus projetos propostos. Ela foi indicada para discutir o caso comigo. Não concordei com as razões por trás da rejeição, mas ela foi tão assertiva e comprometida com a própria decisão que percebi que estava lidando com alguém com fortes qualidades de liderança. Ela tinha um senso de propósito e de motivação, e confiei no seu critério.
Claro, às vezes os seus instintos podem estar errados. Um traço que me enganou no passado é o carisma. Ser bonito, popular ou agradável não faz de você um líder. Se você for carismático, mas deixar de indicar o rumo, não vai inspirar a equipe. Confundir carisma com liderança é especialmente complicado no processo de entrevista.
Recentemente, saí à procura de um gerente para liderar um fluxo de trabalho. Um candidato parecia ser uma combinação perfeita, mas assim que ele entrou na equipe e o vi em ação, percebi que tinha cometido um erro. O carisma dele não se traduz em compromisso, motivação e confiança.
Os líderes inspiram as pessoas a seguir os seus passos. Os gerentes de projeto precisam entender o tipo de equipe que estão gerenciando e procurar a liderança adequada para inspirá-los.
Publicado originalmente em Dezembro de 2015 na revista PM Network.
Fonte:https://medium.com/@rvvargas/como-identificar-l%C3%ADderes-23196671c826