Plano de Ação Coronavírus 20/03/2020

Cliente alvo: empresas prestadoras de serviço, indústrias, comércios.

Justificativa: fazer gestão de pessoas é conduzi-las a terem resultados positivos na organização, que beneficiem a empresa e o colaborador sinta-se em desenvolvimento e crescimento.

Cuidar das pessoas em momento de pandemia e tomar ações de respeito e preservação da vida mostra os valores da empresa, e hoje falamos sobre liderar com propósito, nosso propósito deve estar alinhado a valorização da vida dos que contribuem para o crescimento e lucratividade da empresa.

O posicionamento de todos os líderes deve ser de preservar a sua vida e de seus colaboradores.

Existem pesquisas e evidencias epidemiológicas que a população deve entrar em isolamento social, o mais rápido possível, para que o vírus não se espalhe em escala de modo que não possamos controlar e tenhamos grande mortalidade e perdas.

Ações sugeridas:

  1.        Verificar todos colaboradores com férias vencidas e organizar (aviso com 2 dias de antecedência – confirmar decreto trabalhista que deve sair nos próximos dias) e comunicar férias aos colaboradores que se encaixarem nos critérios.
  2.        Todos colaboradores com 60 anos ou mais, grávidas, pessoas com problemas respiratórios ou doenças autoimunes devem operar em home office ou entrar em férias (listar esses colaboradores e verificar procedimento adequado em cada caso).
  3.        Avaliar funções que podem ser realizadas de casa, on line ou por telefone A empresa deve verificar recursos necessários e se possível disponibilizar para os colaboradores trabalharem on line em regime de isolamento social. Os líderes devem organizar suas equipes a fim de seguirem produtivas, planejando ações e monitorando entregas/resultados individuais.
  4.        Atuação em dois turnos, dividindo equipe que está acostumada em horário comercial que deve atuar de segunda a sexta 4 horas ou 6 diárias. Uma equipe vem pela manhã e outra à tarde. (verificar com departamento jurídico condições do decreto a ser aprovado).
  5.        Refeitórios não devem ser utilizados no regime de 4/6 horas.
  6.        Banheiros devem ser higienizados a cada hora, refeitório deve ter limpeza duas vezes ao turno. Cada colaborador fica responsável pela limpeza de sua estação de trabalho ao chegar e ao sair, higienizando com álcool 70%.
  7.        Pessoas com sintomas do coronavírus (tosse, febre, dor de cabeça, garganta e corpo) ou que estiveram em áreas consideradas de risco na última semana devem permanecer em casa (isolamento social) sob observação nos próximos 7 dias.
  8.        Quem residir com familiares suspeitos de corona vírus (monitorados pelo SUS) devem comunicar e ser afastados (home office).
  9.        As portas da empresa ficam fechadas ao público (clientes e fornecedores) podendo ter a possibilidade de atendimento via on-line, telefone ou com hora marcada.
  10.    Evitar reuniões com mais de 5 pessoas, priorizar reuniões on line. Adotar  Treinamentos devem ser cancelados nas próximas duas semanas.
  11.    Disponibilizar álcool gel em todas as salas de trabalho, ambientes devem ser arejados (portas e janelas abertas). As pessoas devem manter distância de 1,5 metros nas estações de trabalho.
  12.    Atendimentos externos: somente casos de urgência ou extrema importância e uma pessoa por veículo, considerar alteração nos horários de trabalho de quem faz trabalho externo.
  13.    Presença em ambiente digital: Nesse período a utilização das plataformas digitais é o caminho ideal para manter a sua empresa em atividade. Dependendo do nicho do seu negócio utilize as próximas semanas para estar presente nas mídias sociais e e-commerce. É importantíssimo mostrar para seus clientes que sua empresa segue operando com excelência neste momento de mudanças.

 

O que pode parecer exagero chama-se cuidado com as pessoas. O Estado do RS entrou em calamidade pública, precisamos agir com precaução para que o corona vírus impacte o mínimo possível nossa população e nossa economia.

Vamos lembrar que é temporário. Essas atitudes devem valer para próximas semanas e no início do mês de abril reavaliaremos. 

Países que não adotaram tais atitudes de restrição social precisaram fechar empresas de forma compulsória, o que leva a um impacto financeiro maior.

Essas ações são importantes para preservação das vidas de nossos colaboradores e familiares. Precisamos que todos vejam esses cuidados e sintam o orgulho de pertencer a sua empresa.

Com carinho e cuidado,

Sibelie Valente.