Cliente alvo: empresas prestadoras de serviço, indústrias, comércios.
Justificativa: fazer gestão de pessoas é conduzi-las a terem resultados positivos na organização, que beneficiem a empresa e o colaborador sinta-se em desenvolvimento e crescimento.
Cuidar das pessoas em momento de pandemia e tomar ações de respeito e preservação da vida mostra os valores da empresa, e hoje falamos sobre liderar com propósito, nosso propósito deve estar alinhado a valorização da vida dos que contribuem para o crescimento e lucratividade da empresa.
O posicionamento de todos os líderes deve ser de preservar a sua vida e de seus colaboradores.
Existem pesquisas e evidencias epidemiológicas que a população deve entrar em isolamento social, o mais rápido possível, para que o vírus não se espalhe em escala de modo que não possamos controlar e tenhamos grande mortalidade e perdas.
Ações sugeridas:
- Verificar todos colaboradores com férias vencidas e organizar (aviso com 2 dias de antecedência – confirmar decreto trabalhista que deve sair nos próximos dias) e comunicar férias aos colaboradores que se encaixarem nos critérios.
- Todos colaboradores com 60 anos ou mais, grávidas, pessoas com problemas respiratórios ou doenças autoimunes devem operar em home office ou entrar em férias (listar esses colaboradores e verificar procedimento adequado em cada caso).
- Avaliar funções que podem ser realizadas de casa, on line ou por telefone A empresa deve verificar recursos necessários e se possível disponibilizar para os colaboradores trabalharem on line em regime de isolamento social. Os líderes devem organizar suas equipes a fim de seguirem produtivas, planejando ações e monitorando entregas/resultados individuais.
- Atuação em dois turnos, dividindo equipe que está acostumada em horário comercial que deve atuar de segunda a sexta 4 horas ou 6 diárias. Uma equipe vem pela manhã e outra à tarde. (verificar com departamento jurídico condições do decreto a ser aprovado).
- Refeitórios não devem ser utilizados no regime de 4/6 horas.
- Banheiros devem ser higienizados a cada hora, refeitório deve ter limpeza duas vezes ao turno. Cada colaborador fica responsável pela limpeza de sua estação de trabalho ao chegar e ao sair, higienizando com álcool 70%.
- Pessoas com sintomas do coronavírus (tosse, febre, dor de cabeça, garganta e corpo) ou que estiveram em áreas consideradas de risco na última semana devem permanecer em casa (isolamento social) sob observação nos próximos 7 dias.
- Quem residir com familiares suspeitos de corona vírus (monitorados pelo SUS) devem comunicar e ser afastados (home office).
- As portas da empresa ficam fechadas ao público (clientes e fornecedores) podendo ter a possibilidade de atendimento via on-line, telefone ou com hora marcada.
- Evitar reuniões com mais de 5 pessoas, priorizar reuniões on line. Adotar Treinamentos devem ser cancelados nas próximas duas semanas.
- Disponibilizar álcool gel em todas as salas de trabalho, ambientes devem ser arejados (portas e janelas abertas). As pessoas devem manter distância de 1,5 metros nas estações de trabalho.
- Atendimentos externos: somente casos de urgência ou extrema importância e uma pessoa por veículo, considerar alteração nos horários de trabalho de quem faz trabalho externo.
- Presença em ambiente digital: Nesse período a utilização das plataformas digitais é o caminho ideal para manter a sua empresa em atividade. Dependendo do nicho do seu negócio utilize as próximas semanas para estar presente nas mídias sociais e e-commerce. É importantíssimo mostrar para seus clientes que sua empresa segue operando com excelência neste momento de mudanças.
O que pode parecer exagero chama-se cuidado com as pessoas. O Estado do RS entrou em calamidade pública, precisamos agir com precaução para que o corona vírus impacte o mínimo possível nossa população e nossa economia.
Vamos lembrar que é temporário. Essas atitudes devem valer para próximas semanas e no início do mês de abril reavaliaremos.
Países que não adotaram tais atitudes de restrição social precisaram fechar empresas de forma compulsória, o que leva a um impacto financeiro maior.
Essas ações são importantes para preservação das vidas de nossos colaboradores e familiares. Precisamos que todos vejam esses cuidados e sintam o orgulho de pertencer a sua empresa.
Com carinho e cuidado,
Sibelie Valente.