Diante deste cenário de pandemia em que nos encontramos, questões relacionadas a insegurança, ansiedade e estresse tendem a aumentar nas equipes. E é neste momento de crise que precisamos mais do que nunca de líderes capazes de transformar o ambiente de trabalho menos nocivo para o colaborador.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas importantes de como ter uma liderança mais positiva, então vamos lá!
1) Conheça o perfil e a dinâmica dos seus colaboradores, assim você poderá delegar funções adequadas para situação;
2) Reavalie as metas, estimule missões comuns a todos, a fim de reforçar a importância do trabalho coletivo;
3) Crie um ambiente de confiança, esteja presente, escute e tente ajudar na solução de problemas;
4) Coloque em prática os valores da organização, são em situações de crises que precisamos saber lidar e gerir a expectativa dos colaboradores quanto as consequências das nossas decisões;
5) Ofereça um suporte emocional, neste momento as emoções afetam diretamente a execução do trabalho. Seja transparente e assertivo, assim os colaboradores conseguirão processar e entender o contexto que estão vivendo;
6) Bons líderes cuidam da sua saúde mental! É imprescindível encontrar um equilíbrio para saber lidar com emoções e ansiedade diante de tanta responsabilidade;