Por que nunca fui chamado para entrevista?

Se você vive repetindo a frase “nunca fui chamado para entrevista” e não consegue entender o que há de errado, pode estar repetindo algum – ou alguns – dos quatro erros que mais eliminam candidatos nas primeiras etapas da seleção. 

Por que nunca fui chamado para entrevista?

1. Porque seu currículo diz pouco sobre você

Essa é uma das principais razões que fazem tantos candidatos não passarem pela primeira etapa do processo seletivo, que é a triagem de currículos.

Quem é reprovado de cara, não tem chance de participar das outras etapas da seleção. “As pessoas às vezes fazem um currículo muito resumido, apenas relatando nome da empresa e cargo que ocuparam, com descrições muito curtas, que não relevam os pontos fortes daquela posição”, explica Patrícia.

A dica é não se resumir apenas às informações operacionais. Se você for um analista de contas a pagar e a receber, não diga apenas que sabe preencher planilhas, mas que tem experiência em acompanhamento de budget e contas do banco etc.

2. Você se candidatou a uma vaga que não tem a ver com seu perfil

Se você for advogado e estiver se candidatando a uma vaga de atendimento sem ter ideia do que isso significa, sua chance de participar do processo seletivo é praticamente zero. “São formações diferentes e competências muito diferentes”, explica Patrícia.

A dica é manter o foco e evitar o desespero, buscando vagas com seu perfil, mesmo em momentos de crise, como este que vivemos hoje. A lição de casa é fazer o checklist dos requisitos da vaga a que você vai se candidatar e só entrar na disputa das vagas que estão realmente alinhadas ao seu perfil.

3. Porque você não atende todos os requisitos da vaga

Quando um recrutador faz a triagem dos currículos, ele coloca na busca todos os requisitos descritos no anúncio da vaga. Por isso, quando você se candidata a uma vaga e preenche apenas nove dos dez requisitos, há uma boa chance de você ser desclassificado exatamente pelo requisito que está faltando e não ser chamado para a entrevista. Então, para não ter de continuar repetindo “nunca fui chamado para nenhum processo seletivo”, a recomendação é prestar muita atenção nas exigências do anúncio.

Se ele disser que inglês será um “diferencial” e você não tiver inglês, tudo bem. Agora, se para preencher a vaga for imprescindível ter experiência em logística e você não tiver… Melhor passar para a próxima para não criar expectativas que muito provavelmente serão frustradas e não será chamado para entrevista.

Fonte: https://www.vagas.com.br/profissoes/acontece/no-mercado/por-que-nunca-fui-chamado-para-entrevista/?fnt=%E2%80%8B35&utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_content=Profissoes&utm_campaign=por-que-nunca-fui-chamado-para-entrevista