Os líderes do futuro

5 caracteristicas essenciais dos lideres do futuro


1 Forte habilidade de escuta


O educador e psicanalista Rubem Alves inicia assim uma de suas reflexões mais conhecidas: “Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir.” Para os líderes do futuro, essa “escutatória” é fundamental. Ao ouvir o grupo, eles poderão ajudá-lo com mais rapidez e eficácia em seus problemas e no desenvolvimento de soluções.


2 Autoconscientes e autênticos


Esses líderes conhecem seus pontos fortes e pontos a melhorar e têm consciência de seus limites. Isso faz com que eles consigam procurar ajuda nas áreas que não dominam, formando, junto a seus colegas e colaboradores, uma equipe de altos resultados, facilitando o processo de cocriação de soluções e de tomada de decisões.
O líder do futuro precisa ser autêntico, sendo fiel a seus princípios, tendo coerência entre o que fala e como ele age e fazendo escolhas baseadas nos seus valores próprios, alinhados com os valores da organização.


3 Acreditam no poder da cocriação


Os líderes do futuro sabem como facilitar o processo de um grupo para cocriar uma solução ou tomar decisões. Eles não centralizam o poder, eles o compartilham, criando um ambiente propício à inovação e à criatividade, entendendo que todas as pessoas, independentemente de seu nível hierárquico, possuem em si capacidade criativa.


4 São empáticos


Eles conseguem colocar-se no lugar de seus colegas e entendem suas motivações e receios: o que facilita o diálogo e o bom relacionamento que têm com as pessoas a sua volta, conseguindo, assim, ajudá-las a desenvolver e a trazer à tona todas as suas potencialidades.


5 Não têm medo do diálogo


Os líderes do futuro assumem uma postura aberta ao diálogo, dando e solicitando feedback constantemente, ajudando as pessoas em sua jornada.


Fonte: Blog Manifesto 55