Como criar times mais colaborativos

1. Segurança Psicológica
Para que o seu time trabalhe melhor em conjunto você precisa criar um espaço onde exista segurança psicológica.
Os times que melhor performavam são aqueles onde as pessoas se sentem seguras. Seguras no sentido mais amplo da palavra:
a)seguras em termos de cuidado, pois sabem que se precisarem de ajuda podem contar com outros membros do grupo.
b)segurança no sentido de ausência de medo. Não se sentem ameaçadas quando trazem alguma ideia absurda ou até mesmo quando cometem um erro.
c)E por fim, seguras para serem elas mesmas, para levarem ao trabalho a sua melhor versão: a sua versão completa.

2. Elimine o EGO
Esse é um assunto super complexo, eu sei, afinal cada pessoa tem uma teoria diferente sobre o ego. Uns falam que é impossível matá-lo, outros dizem que é a essência da nossa existência, e há ainda aqueles que falam que o segredo é apenas administrá-lo. Qual deles é o verdadeiro (no sentido de obter um resultado mais satisfatório na nossa vida) eu não sei, mas sei que, quando se trata de colaboratividade ele precisa ser eliminado. Portanto, enquanto nós usamos nossa energia para acomodar nossos egos os animais usam 100% da sua energia para encontrar a solução.

3. Defina os papéis de cada um
O interesse por trabalho em equipe surgiu na década de 60/70 pelas manufaturas européias e americanas em resposta ao sucesso do método de trabalho japonês chamado kaizen (o conceito de que todos os funcionários são responsáveis pela melhora contínua da empresa). Hoje é raro encontrar uma organização, de qualquer tipo ou tamanho, que não valorize o trabalho em equipe. A grande questão é que, com o passar do tempo, fomos confundindo trabalho em equipe com FAZER TUDO JUNTO.
A base para um trabalho em equipe eficiente está, primeiro, no entendimento do indivíduo.

Ou seja, em um time, nenhum indivíduo é responsável pelo sucesso ou pelo fracasso, porque ninguém atua sozinho.
O trabalho em equipe deve estimular as pessoas a se escutarem, a serem elas mesmas, a responderem individualmente aos pontos de vista alheios e divergentes, servindo de apoio (segurança psicológica), e claro, reconhecer e respeitar os papéis, interesses, habilidades e realizações de todos os participantes .
Isso é o que eu acredito, se você também acredita:

Referências: medium.com/@perestroika/como-criar-times-mais-colaborativos-d18e53a7cff