Desafios do futuro do trabalho

A chance que as organizações e os profissionais têm de ter sucesso frente as mudanças, é moldarem juntos esse futuro! Construir conversas de dentro para fora das empresas. Trocar experiências e conhecimento. E garantir que a área de atuação e o formato de trabalho se encaixam, de forma que as pessoas estejam no seu lugar certo: onde se sintam mais criativas, produtivas e realizadas!

Quando isso acontece, nós mudamos o mundo melhor e mais rápido! Como podemos fazer isso então? Como organizações e profissionais podem se preparar juntos para todas essas mudanças?

Para os profissionais de hoje, o caminho é a exploração! Antes, em geral, éramos orientados a nos especializar e afunilar cada vez mais nossos objetivos e caminhos. Era um processo extremamente convergente. No entanto, o que impulsiva a inovação e soluções (e caminhos) criativas, é a constância no processo de divergir e convergir, alternando um e o outro sequencialmente. É usar a sua área de domínio para experienciar diferentes mercados, ambientes e conexões. Assim, poderemos fazer novas conexões constantemente, e expandir as possibilidades de futuro para nós, não só de oportunidades, mas de habilidades e ideias.

E não esqueça do que seria o principal e o mais “fácil” de se fazer: fale e converse com o maior número de pessoas diferentes possíveis. Esteja aberto para todo tipo de conversa. Afinal, o mundo é feito de gente e nós aprendemos uns com os outros. Aplicando esses comportamentos, os profissionais terão muito mais repertório e recursos inclusive para construir os seus próprios caminhos da forma como desejarem.

Já para as organizações, uma forma de se alinhar com essas mudanças é investir em profundo auto-conhecimento. Parece que isso era feito só para pessoas né? E afinal, o que é uma organização se não várias pessoas juntas em prol de um mesmo objetivo? Por isso, possuir um entendimento claro sobre o que a organização como unidade acredita, defende, com o que ela se importa, qual é a sua visão de mundo e como ela pretende transformar a sociedade é a base para captar e reter verdadeiros talentos.

As organizações de hoje que já estão no futuro, impulsionam projetos externos à organização, incubam outros projetos e empresas menores, debaixo do seu guarda-chuva de conhecimento e ferramentas. Porque o futuro não é sobre onde “eu” como empresa vou chegar, é sobre como “nós” vamos realizar essa mudança juntos. Unir forças, essa é a dica.

Seja como profissional ou como empresa, não é com a tecnologia que devemos nos preocupar em meio às mudanças que estão acontecendo no mercado de trabalho. É com realizar e proporcionar um trabalho que nos dá energia, ao invés de nos sugar. Isso estimula naturalmente o profissional a buscar conhecimento e desenvolver cada vez mais novas habilidades e perspectivas dentro daquela área que o mercado precisa.

Fonte: https://ofuturodascoisas.com/o-futuro-do-trabalho-na-pratica-quatro-principais-mudancas/