Vídeos como etapa do processo seletivo

Deixar a vergonha de lado, organizar um roteiro de fala e se preparar para comunicar bem suas experiências e resultados que teve em suas passagens profissionais é uma etapa a ser cumprida para alcançar a vaga esperada.

Como gravar o melhor vídeo de apresentação profissional

#1 Aspectos técnicos

Primeiro, separe o equipamento em que irá gravar e o prepare. Pode ser uma câmera, um celular, ou até uma webcam. O importante é que ele seja feito no formato horizontal e gravado durante o dia, para aproveitar a luz natural. Vale, inclusive, gravar perto de uma janela.

Em câmeras ou smartphones, tente estabilizar a imagem utilizando apoios ou tripés. Lembre-se também de verificar (antes!) como está a captação do áudio pelo dispositivo que você escolher usar.

#2 Ambiente

Escolha um lugar silencioso e organizado para gravar sua apresentação. Qualquer barulho exterior pode dificultar a captação do som. Certifique-se de que não haja distrações ao seu redor – tanto para você, quanto para o espectador.

#3 Aparência

Vista-se como se você fosse a uma entrevista presencial. Baseado na sua pesquisa sobre a empresa e a vaga, escolha entre uma roupa mais formal ou mais casual. É importante que o traje não fuja do contexto ou se destaque mais do que o conteúdo.

O recrutador vai prestar atençao aos detalhes do seu vídeo de apresentação profissional, então demonstre a importância que dá para a oportunidade. Isso pode ser feito por meio de pequenos detalhes que deixem claro o cuidado que teve, tanto com sua aparência, quanto com o ambiente.

#4 Postura

A postura é grande responsável pela imagem que se passa e pode ajudar a demonstrar confiança no que diz. Uma especialista até alega que a postura pode ajudar a conseguir um emprego. Outra dica: tome cuidado pra não deixar o vídeo relaxado ou descontraído demais. Guie-se pela formalidade exigida pela vaga.

#5 Conteúdo do vídeo de apresentação profissional

Mais um quesito em que é importante passar confiança. Por mais que seja um vídeo curto – a não ser que o regulamento da vaga tenha requisitos, o ideal é entre 1 e 2 minutos -, serve para instigar o recrutador. O objetivo é fazê-lo se interessar pelo seu perfil e te chamar para a próxima etapa!

Por isso, aparecer lendo não é uma boa ideia. Escreva um roteiro simples e objetivo, que resuma bem quem você, ao menos profissionalmente. Leia várias vezes e fale para a câmera com segurança.

Boa sorte!