O futuro do trabalho na prática: quatro principais mudanças

É comum pensar na primeira vez que se ouve o termo “futuro do trabalho”, que se refira a algo futurista, cheio de ideias que ainda estão por vir.

Mas a verdade é que esse futuro já chegou! E está deixando muita gente confusa com isso. Organizações e profissionais estão em crises existenciais. Se vêem perdidos e insatisfeitos. Não entendem a raiz do problema e tentam solucionar questões do futuro com estratégias do passado. Os colaboradores não rendem, a organização não cresce e ninguém entende o que está acontecendo.

Onde está o problema então? Qual é esse contraste tão grande que quem está sofrendo com essas mudanças não está percebendo?

Para clarificar, vamos ver quatro mudanças que irão nortear o futuro do trabalho:

1. Tecnologia otimizando práticas inteligentes de trabalho
Muitos se assustam com o avanço rápido da tecnologia. A inteligência artificial está cada vez mais presente no dia a dia. Alguns têm medo de que suas posições e profissões sejam usurpadas por esses novos sistemas.

No entanto, devemos lembrar que tecnologia é ferramenta. Ela existe para otimizar o nosso trabalho. É claro que as tarefas e atividades vão mudar com a otimização de processos e acessibilidade à informação, mas desde que você esteja atento à essas mudanças, pode ser a melhor coisa que vai lhe acontecer! Saiba como usar isso à seu favor.

A tecnologia vai impulsionar o mercado de trabalho com práticas trabalhistas mais inteligentes. Vamos poder fazer mais em menos tempo e melhor.

2. A concorrência não está mais só na sua cidade
Já existem empresas 100% remotas. Com colaboradores espalhados em até 10 países ou mais! Alguns profissionais podem ver isso como ameaça, mas a verdade é que isso significa abundância de oportunidades! Agora os profissionais têm opções de trabalho no mundo todo, e sem sair da sua cidade.


3. Aumento do bem-estar no trabalho e impacto positivo
Organizações sem propósito estão fadadas ao esquecimento. O mundo não sustenta mais empresas que só querem sugar; que não se preocupam em melhorar o mundo e a vida das pessoas. Isso é um grande reflexo das fortes mudanças ambientais e sociais que estamos acompanhando ao longo dos anos.

Os negócios que vão criar maior impacto são aqueles que possuem colaboradores alinhados com os seus objetivos; que sentem que o seu trabalho tem impacto positivo fora daquele ambiente; que o que eles fazem importa para o mundo e para as pessoas.


4. A ideia de um trabalho para a vida toda não existe mais
Pesquisas apontam que teremos em média doze trabalhos diferentes ao longo das nossas vidas. As expectativas dos profissionais estão mudando. Existe uma tendência, gerada pelo desenvolvimento da tecnologia, das pessoas moverem-se entre projetos, organizações e papéis. É uma mudança muito radical dentro do modelo tradicional de atrair e reter talentos.

Isso nos mostra que conhecer mais e melhor as empresas, fortalecer networking em diversas áreas e estar atualizado com as mudanças é fundamental para ter mais oportunidades de trabalho no futuro. A tecnologia colocou o conhecimento na ponta dos nossos dedos e são as pessoas curiosas – aquelas que possuem o desejo de aprender e desenvolver novas habilidades – que terão mais chances desenvolver novas abordagens para manterem-se relevantes e sentirem que estão crescendo no mercado atual e futuro.