Robôs trabalhando: eles vão acabar com nossas profissões?

O temor de que postos de trabalho serão engolidos pela eficiência da automação não é infundado – pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, concluiu que quase metade dos empregos pode desaparecer devido à substituição por robôs e computadores nos Estados Unidos. Há atividades que terão de ser remodeladas, enquanto outras já estão fadadas ao sumiço.

O aperfeiçoamento da coleta de lixo tende a eliminar as vagas ocupadas por coletores, por exemplo. Cidades do Brasil e do Exterior – incluindo Caxias do Sul, na Serra – implantaram sistemas de recolhimento mecanizado operados por uma única pessoa. O motorista do caminhão aciona um braço robótico que se movimenta para pegar a lata ou o contêiner, despeja os detritos na caçamba e devolve o recipiente vazio à calçada.

À medida que esse modo de operação se difundir, coletores de lixo “à moda antiga” não serão mais necessários. Mas essa transformação no setor também tem vantagens: o novo profissional será mais qualificado, pois terá de operar um manipulador robótico. Antes em contato direto com o entulho, esse funcionário passará a trabalhar com mais conforto, resguardado do perigo de sofrer ferimentos e contaminação, e com a chance de ser melhor remunerado. A diminuição do número de empregos, aspecto negativo imediato, deverá ser amenizada por vantagens mais adiante.
 
– A médio e longo prazo, isso forçará que uma parcela maior da população se qualifique e se credencie para assumir postos menos insalubres e arriscados e, ao mesmo tempo, mais rentáveis e prazerosos. Essas mudanças contribuem positivamente para o desenvolvimento e a evolução da sociedade – ressalta Guilherme Pereira, da UFMG.

Expoente mundial da pesquisa científica, o físico britânico Stephen Hawking manifestou uma visão pessimista, no ano passado, quanto às implicações de uma eventual superevolução no campo da inteligência artificial – e se as máquinas atingirem um nível equivalente ou superior ao do homem? “O desenvolvimento da inteligência artificial total poderia significar o fim da raça humana”, sentenciou Hawking em entrevista à BBC. “Os humanos, limitados pela lenta evolução biológica, não conseguiriam competir e seriam suplantados.”

fonte:http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/planeta-ciencia/noticia/2015/09/robos-trabalhando-eles-vao-acabar-com-nossas-profissoes-4850986.html